sábado, 4 de abril de 2009

Dúvidas??


1ª) O musse OU a musse?

Tanto faz. As palavras de origem francesa, geralmente, são femininas: a musse, a omelete, a fondue, a toalete, a quiche…
A verdade é que muitas “se masculinizaram”: o omelete, o fondue… Há aqueles que nos deixam em dúvida. Não sabemos se vamos “à toalete” ou “ao toalete”.
As mais recentes edições dos dicionários Aurélio, Houaiss e Caldas Aulete já consideram a maioria dessas palavras de dois gêneros: o/a omelete, o/a toalete, o/a fondue, o/a musse…
O que podemos observar são algumas preferências: o omelete e o fondue, mas a musse.


2ª) Um grama ou uma grama?

A palavra GRAMA é feminina quando nos referimos ao vegetal, à relva:

“Sentou-se na grama molhada”; “A grama ainda não foi cortada”.
Aprendemos na escola que a palavra GRAMA, quando se refere a massa (unidade usada para indicar peso), é masculina como tantas outras de origem grega: o problema, o estratagema, o teorema, o trema. Assim sendo, deveríamos dizer “duzentos gramas”.
A realidade lingüística brasileira tem nos mostrado uma fortíssima tendência: devido ao “a” final, o uso de grama como se fosse feminina (“duzentas gramas”). É importante lembrar que esse fato, que se justifica na lingüística moderna, não é aceitável em nossos concursos.
É interessante observar que ninguém discute o gênero de quilograma (mil gramas). Todos dizem “dois quilogramas” ou simplesmente “dois quilos”. É masculino e pronto.
O caso de tonelada também é indiscutível. É feminino: “duas toneladas”.



3ª) “Comemorou muito a vitória da equipe verde e branco do Parque Antártica”?O Palmeiras é verde e branco, mas a equipe é verde e BRANCA. É uma questão de concordância nominal.
A camisa é feminina, por isso é verde e branca, verde e amarela, rubro-negra, azul-clara, vermelha e branca.
O Salgueiro é vermelho e branco, mas as cores do Salgueiro são vermelha e branca.


4ª) Qual é o feminino de CHEFE? Há duas opções: a chefe OU a chefa.
A forma “chefa” só é usada informalmente. Isso significa que é melhor usar a forma comum dos dois gêneros (o chefe/ a chefe): “Ela é a nossa chefe”.


5ª) DOIS ou DUAS milhões de cartas deixam de ser entregues?O substantivo MILHÃO é masculino. Em razão disso, a concordância dos adjetivos, dos artigos e dos numerais deve ser feita no masculino: “DOIS MILHÕES de cartas deixam de ser entregues”.


6ª) SEUS ou SUAS milhares de fãs?O substantivo MILHAR, como no caso anterior, é masculino. Em razão disso, devemos dizer “SEUS milhares de fãs”, mesmo que sejam somente mulheres.


7ª) Ela é MEU ou MINHA cônjuge?CÔNJUGE é um substantivo masculino. É sobrecomum: pode ser o esposo ou a esposa. Assim sendo “Ela é MEU cônjuge”.


8ª) Ela é MEU ou MINHA sósia?SÓSIA é substantivo de dois gêneros: MEU sósia é homem e MINHA sósia é mulher; portanto “Ela é MINHA sósia”.


9ª) Qual é o feminino de VOYEUR?VOYEUR vem do francês. É aquele que experimenta o voyeurismo. Segundo o dicionário Aurélio, é “excitação sexual ao observar a cópula praticada por outros, ou simplesmente ao ver os órgãos genitais de outrem”.
O dicionário Houaiss acrescenta, por extensão, uma segunda acepção: “forma de curiosidade mórbida com relação ao que é privativo, privado ou íntimo (o voyeurismo invasor de alguns internautas)”.
O feminino é VOYEUSE.

Teste seus conhecimentos!!
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das frases abaixo:
1ª) “Mandou tirar ____ alface da salada”;

2ª) “Usou _________ dinamites”;

3ª) “Ele estava preocupado com _____ libido”;



a) o / vários / seu;

b) a / vários / sua;

c) a / várias / sua;

d) o / várias / seu;

e) o / várias / sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário