Atividades sobre causa e consequência
1-
Reescreva no caderno os enunciados a seguir,
ligando as frases de maneira a estabelecer relação de causa e consequência
entre elas.
a)
Na Idade
Média, os mosteiros detinham o monopólio do conhecimento. O acesso à educação
era muito restrito.
b)
Gutenberg inventou a imprensa. Não era mais
necessário copiar livros manualmente.
c)
Atualmente, os pais ficam desesperados. Os filhos
aprendem o que querem na internet
d)
As crianças têm acesso às informações do mundo
adulto. O universo delas se transforma drasticamente.
2-
Em seu caderno, reformule o período de cada item a
seguir, utilizando o pretexto de que.
a)
Ele não foi à aula. Disse que estava doente. Sabemos
que ele foi ao cinema!
b)
O professor de geografia tirou uma semana de
licença. Disse que estava estressado.
c)
Caio recusou o convite para participar do evento.
Disse que estaria fora da cidade na época.
3-
Reescreva em seu caderno as frases de cada item,
estabelecendo relações de causa entre os enunciados. Para isso, utilize de
tanto, ainda mais que, tanto mais que. Observe o exemplo:
Olavo, que começou como
engraxate, hoje é presidente do Banco. Ele trabalhou muito.
De
tanto trabalhar, Olavo, que começou como engraxate, hoje é
presidente do Banco.
a)
Maria Helena conseguiu terminar a faculdade. Ela
estudava até altas horas da madrugada.
b)
Os alunos adoravam o professor de História. Duas
vezes por mês, ele passava filme para eles.
c)
Pedia ajuda dos pais da comunidade. Conseguiu
construir um teatro na escola do bairro.
4-
Reescreva as frases de cada item em seu caderno,
substituindo o trecho em destaque por uma oração com verbo auxiliar no modo
gerúndio, sem alterar o sentido original. Observe o exemplo:
Como
estivesse doente, Roberta ficou em casa vários dias.
Estando
doente, Roberta ficou em casa vário dias.
a)
Como
estou estressado, vou tirar uns dias de férias.
b)
Joaquim terá de chamar um encanador, já que todas as torneiras da casa estão
entupidas.
c)
A professora terá que escrever no quadro, já que esqueceu o projetor.
5-
Reúna-se com um colega e escrevam dois ou três
parágrafos sobre um dos textos lidos neste capítulo.
a)
Estabeleçam, em algum trecho, relação de causa e
consequência. Usem umas das expressões do quadro das páginas 260 e 261 para
exprimir a causa.
b)
Troquem de texto com outra dupla e vejam se as
ideias de causa estão expressas corretamente e de acordo com os textos
estudados.
6-
Copie as frases a seguir em seu caderno e as
complete, imaginando uma consequência para cada caso.
a)
O presidente do senado demitiu-se t.
b)
Chove a quase um mês em Santa Catarina t.
c)
Os alunos ficaram tão eufóricos com o campeonato t.
d)
A terra do sertão nordestino é tão esturricada t.
e)
Mariana não pode ver uma barata t.
f)
O aluno estudou a noite toda t.
7-
Reescreva as frases a seguir, ligando-as de
maneira a dar destaque a consequência. Atenção à expressão da intensidade.
Observe o exemplo:
O calor foi muito intenso. O solo
ficou empedrado.
O calor foi tão intenso que o solo
ficou empedrado.
a)
Choveu muito. Os pequenos morros pareciam ilhados.
b)
O sertanejo é muito preguiçoso. Parece estar
sempre fatigado.
c)
Caiu bastante a temperatura. Acabou a secura do
ar.
d)
Na época da Revolução Industrial, as cidades
tiveram que abrigar muitas pessoas. O crescimento urbano tornou-se desordenado.
Obs.: Queridos, algumas postagens aqui são para colegas professores. Não têm gabarito. São atividades que eu digito de livros e o próprio professor terá que fazer o seu, ok?
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário