terça-feira, 12 de maio de 2009

Produção Textual: Sara e Ranulfo

SARA E RANULFO

Ela era miudinha, os cabelos bem apertados em duas tranças com laços de fita bem engomados.
A professora a colocou na primeira fileira do meio para que ela pudesse enxergar bem as lições no quadro.
Seu nome era Sara e era nova na escola, pois tinha vindo de uma cidade que ficava muito longe. No primeiro dia que respondeu à chamada com sua vozinha apagada e aos pulinhos __ Sara __ todo mundo riu do seu jeito acanhado. Além do mais ela tinha pintinhas na ponta do nariz e por isso Sara ficava sempre quietinha, e trazia seus cadernos bem limpinhos e arrumadinhos para que a professora não a chamasse na hora da leitura do dia.
Ele era o mais forte dos garotos da classe e, embora lhe faltassem na frente dois dentes que atrasavam em aparecer, se fazia de muito grande, não ligando que a camiseta ficasse sempre amassada e as pontas do tênis estouradas de tanto chutar bola.
Era tão levado que a professora o colocou na última cadeira da última fila para que não atrapalhasse quando ela escrevia as lições no quadro. De lá, pelo menos era mais difícil atirar bolinhas de papel em suas costas.
Seu nome era Ranulfo, e como se não bastasse, tinha os cabelos vermelhos e as mesmas pintinhas na ponta do nariz. Por isso, antes que alguém se atrevesse a rir dele, ia logo distribuindo umas caras de “quem é mais forte aqui sou eu, viu?” e incluía nisso até a pobre da professora.

VIEIRA, Regina. In: PERSHUN, Janice Janet. Linguagem vivenciada – 4 série. São Paulo: Ed. do Brasil, s. d., p. 36-37.

DANDO OPINIÃO
1. De quem você gostou mais: de Sara ou de Ranulfo? Por quê?
2. O nome “Ranulfo” é comum?
3. O que você acha desse nome?
4. Se você fizesse parte da turma em que Sara estudava, também riria dela no seu primeiro dia de aula? Por quê?

VENDO COMO O TEXTO FOI ESCRITO
1. Como é Sara fisicamente?
2. Como é o jeito de sara?
3. Como Sara se comporta?
4. Como Ranulfo fisicamente?
5. Como Ranulfo se comporta?

ESCREVENDO OUTRO TEXTO
Responda:

a) Como você se chama?
b) Quantos anos você tem?
c) Em que escola você estuda e em que série está?
d) Você é alto (a) ou baixinho (a)?
e) Qual é a cor da sua pele?
f) Qual é a cor de seus cabelos?
g) Seus cabelos são curtos ou compridos, lisos ou encaracolados?
h) Qual é a cor de seus olhos?
i) Você é quieto (a) ou agitado (a)?
j) Como você se comporta na sala de aula?
k) Como é seu relacionamento com seus colegas?
l) Quais são as coisas que você mais gosta de fazer?
m) Que outras coisas mais você acha interessante falar sobre você?

Aproveite as respostas que você deu e faça um texto. As respostas de a até c devem estar num parágrafo; as de d a h, em outro; as de i a k, em outro; em outro ainda as de l; e, por último, a resposta do item m deve ficar em mais um parágrafo.

Um detalhe importante: o fato de aproveitar suas respostas não quer dizer simplesmente coloca-las uma depois da outra, só tirando as perguntas. Elas apenas serão um apoio para você escrever seu texto.

E atenção: não se esqueça de colocar um título em seu texto






SEM GABARITO,ok?

3 comentários:

  1. Nivea gostaria de saber a resposta do texto de Sara eRanulfo.Não encotrei a resposta no se blog, Por favor mande a resposta, estou no oline.
    Meu e-maitania-serafim123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. adoreio a materia estou estudando para um concurso

    ResponderExcluir
  3. adorei mais queria poder responder as perguntas e saber as resposta do texto

    ResponderExcluir