sábado, 15 de agosto de 2009

OFICINA DE REDAÇÃO

1- Adequação

A redação deve obedecer à norma culta escrita, evitando-se repetições inexpressivas, gírias, vocabulário impreciso, etc.

Exemplo de impropriedade a ser evitada:
Tem um negócio que a gente sente que é uma coisa tipo quando você sente dor no peito.

Há um sentimento muito doloroso, que nos atinge às vezes no peito.

Exercício -1-
Reescreva as frases seguintes, adequando-as à norma escrita:
a) O homem tem um troço que é que o separa dos animais, a liberdade.

O homem tem algo que o diferencia dos outros animais: a liberdade. Ou A liberdade é o que diferencia o homem dos outros animais.

b) Com tantos problemas que tem, a televisão fica aí, como uma vaca no meio da sala.

Com tantos problemas que temos, ainda ficamos idolatrando a televisão, como uma vaca sagrada no meio da sala. Ou Com tantos problemas que temos, ainda ficamos idolatrando a televisão como uma vaca sagrada.

2- Clareza

O texto precisa ser inteligível; para isso, devem-se evitar ambigüidades e obscuridades.
Exemplo de ambigüidade a ser evitada:

Sexo? Só com os pais.
Educação sexual? Só com os pais.


Exercício -2-

Reescreva as frases seguintes, resolvendo a ambigüidade:
a) Moradores reivindicam centro de saúde com criatividade.
Com criatividade, moradores reivindicam centro de saúde

b) Museu reúne quadros com mulheres de Picasso
Museu reúne quadros de Picasso que representam mulheres.

c) Família muda vende tudo.
Família em mudança vende tudo.

d) A sociedade não percebe o mal que a televisão faz a si própria.
A sociedade não percebe o mal que lhe é feito pela televisão.

e) Proibido entrar na loja de patins.
f) Proibido entrar de patins na loja.


3- Concisão

As palavras e frases devem ser utilizadas com economia, evitando-se redundâncias. É preciso estar atento também à prolixidade, ao excesso de palavras desnecessárias.
Exemplo de redundância e prolixidade a evitar:

Os dois fizeram o trabalho. Seu amigo tinha convidado para fazerem um trabalho. Os dois fariam o trabalho e dividiriam o dinheiro ganho com o trabalho.

Seu amigo o convidou para fazer um trabalho. Fizeram-no e dividiram o dinheiro ganho.


Exercício -3-

Reescreva as frases seguintes, dando concisão à linguagem:
a) Tenho o sentimento do mundo, quero fazer um mundo só para mim, mas ao mesmo tempo vivo num mundo que é de todo mundo.
Tenho sentimento do mundo: quero viver num mundo que é de todos, mas fazê-lo, ao mesmo tempo, só para mim.

b) Novidade inédita na área de informática agita o mercado.
Novidade na área de informática agita o mercado.

c) Compre uma calça e ganhe grátis um brinde.
Compre uma calça e receba um brinde.


4- Coesão

A organização do texto deve ser feita com nexos lógicos adequados, encadeando-se logicamente as idéias e evitando-se frases e períodos desconexos.

Exemplos de confusão a ser evitada:

Deve existir uma forma de avaliar os candidatos; e isso não é possível apenas fazendo uma prova, onde os candidatos poderiam talvez ter ido melhor no dia seguinte ou no anterior por questões psicológicas, mentais ou o que for.

Deve haver uma forma de avaliar os candidatos, mas isso não é possível com a aplicação de uma única prova, pois seu desempenho pode variar em dias diferentes, graças ás condições psicológicas, por exemplo.

Exercício -4-

Reescreva as frases seguintes, com linguagem organizada e coesa:
a) Sabemos que o ministério gasta demais com tratamento que nós podíamos evitar as doenças.
O ministério gasta demais com tratamento de doenças que poderíamos prevenir ou evitar pela prevenção.

b) Às vezes as idéias aparecem de repente, mas aquelas boas idéias são as planejadas antes de se concluir algum ou podem surgir horas exatas a utilizá-las.
Boas idéias geralmente são as previamente planejadas, mas também há idéias interessantes que surgem de repente, em resposta a uma necessidade específica, na hora exata em que precisamos utilizá-las.

5- Expressividade

Quem redige deve buscar uma elaboração própria e expressiva de linguagem, evitando os clichês, as frases feitas e os lugares comuns.

Exemplo de chavão ou clichê:

O homem de hoje não vive, ele vegeta na selva de pedra da cidade grande.

O homem da cidade grande não vive plenamente; apenas luta pela subsistência, como numa selva.

Frases que devem ser evitadas:

a) Agradar a gregos e troianos
b) Arrebentar a boca do balão
c) Botar pra quebrar
d) Chover no molhado
e) Deitar e rolar
f) Dar com burros n’água

Exercício -5-

Reescreva as frases abaixo, utilizando uma linguagem sem clichês:
a) As crianças são a esperança, o futuro do Brasil.
As crianças representam a esperança, o futuro possível do Brasil.

b) As pessoas viraram máquinas frias e insensíveis, viraram peças de engrenagem, robôs que não sabem que só o amor constrói.
As pessoas têm se mecanizado, vivendo como peças de uma grande engrenagem, cada vez mais insensíveis à força criadora do amor.

c) O dinheiro não traz felicidades, pois dessa vida não se leva nada.
O acúmulo de riquezas não garante a felicidade eterna, pois a morte iguala a todos, ricos e pobres.

d) Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho.
Talvez o mais importante na vida seja valorizar aquilo que realmente conquistamos.

4 comentários:

  1. OI VC É D+ !!!
    SOU SUA FÃ! GOSTARIA DE FAZER UM PEDIDO. VC PODERIA COLOCAR O GABARITO DE RESPOSTAS DE TEXTO, POIS ESTOU FAZENDO E NÃO SEI SE ESTOU ACERTANDO .
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  2. não tem o texto nao ? :S ôooo ;/ mas, valeu pelas respostas ai Nívea *--------*

    ResponderExcluir
  3. vlw ! me ajudor demais

    ResponderExcluir
  4. vlw ! me ajudor demais

    ResponderExcluir