sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O C E A N O
(DJAVAN)
Assim
Que o dia amanheceu,
Lá no mar alto da paixão,
Dava pra ver o tempo ruir,
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim.
Enfim...
De tudo que há na terra,
Não há nada em lugar nenhum
que vá crescer sem você chegar.
Longe de ti, tudo parou.
Ninguém sabe o que eu sofri.
Amar é um deserto
E seus temores,
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar.
Me dá teu calor...
Vem me fazer feliz,
Porque te amo.
Você desagua em mim
E eu oceano...
E esqueço que amar
é quase uma dor...
Só sei viver,
Se for
Por você

Após ler o texto “OCEANO”, responda às questões:

1- Copie do texto 2 versos que justificam o título:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Em que momento o poeta começou a sofrer a falta da mulher amada?

________________________________________________________________________________

3: O poeta pergunta: “Cadê você?” Que sentimento o faz sofrer?
( ) preocupação ( ) alegria ( ) ansiedade ( ) solidão

4- Qual é o grande medo que ele sente?
_______________________________________________________________________________

5- Explique o que o poeta sente pela mulher amada quando ele afirma:
“Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar.”
________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

6- “Que o dia amanheceu”
O verbo do verso acima está em que tempo?
( ) pretérito-mais-que-perfeito
( ) pretérito imperfeito
( ) pretérito perfeito
( ) futuro do pretérito

7- Assinale o verso em que se emprega o pretérito-mais-que-perfeito:
( ) E esqueço que amar...
( ) Esquecera de mim...
( ) Só sei viver...
( ) Dava pra ver o tempo ruir...

8- “que vá crescer sem você chegar”
Como deve ser conjugado o verbo crescer na 3ª pessoa do plural no futuro do presente do indicativo?

( ) cresceremos
( ) cresceram
( ) crescerão
( ) cresceriam

9- Assinale a opção que traz a classificação correta do verbo:

( ) Tudo parou ( 3ª pessoa do singular do presente do indicativo)
( ) Esqueceria você ... (3ª pessoa do singular do presente do indicativo)
( ) Me dá teu calor . ( 1ª pessoa do plural do presente do indicativo)
( ) Não sabes voltar (3ª pessoa do singular do presente do indicativo)

10- Todos os verbos abaixo estão no tempo futuro do pretérito ,EXCETO:

( ) Eu amaria.
( ) Nós venderíamos
( ) Eles partiriam.
( ) Nós assistiremos.



Sem gabarito, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário