quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dicionário de interpretação de textos

A - Atenção ao ler o texto é fundamental.








B - Busque a resposta no texto. Não tente adivinhá-la. “Chute” só em último caso.







C - Coesão: uma frase com erro de coesão pode tornar um contexto indecifrável.



- Contexto: é o conjunto de idéias que formam um texto ---> o conteúdo.



D - Deduzir: deduz- se somente através do que o texto informa.



E - Erros de Interpretação:

• Extrapolação ( viagem ): é proibido viajar. Não se pode permitir que o pensamento voe.

• Redução: síntese serve apenas para facilitar o entendimento do contexto e para fixar a idéia principal. Na hora de responder lê-se o texto novamente.

• Contradição: é proibido contradizer o autor. Só se contradiz se solicitado.



F – Figuras de linguagem: conhecê-las bem ajudam a compreender o texto e, até, as questões.



G – Gramática: é a “alma” do texto. Sem ela, não haverá texto interpretável. Portanto, estude-a bastante.



H - História da Literatura: reconhecer as escolas e os gêneros literários é fundamental. Revise seus apontamentos de literatura.



I – Interpretação: o ato de interpretar tem primeiro e principal objetivo a identificação da idéia principal.

• Intertexto: são as citações que complementam, ou reforçam, o enfoque do autor .



J – Jamais responda “de cabeça”. Volte sempre ao texto.



L – Localizar-se no contexto permite que o candidato DESCUBRA a resposta.



M – Mensagem: às vezes, a mensagem não é explícita, mas o contexto informa qual a intenção do autor.

N – Nexos: são importantíssimos na coesão. Estude os pronomes relativos e as conjunções.



O – Observação: se você não é bom observador, comece a praticar HOJE, pois essa capacidade está intimamente ligada à atenção.



• OBSERVAÇÃO = ATENÇÃO = BOA INTERPRETAÇÃO.



P – Parafrasear: é dizer o mesmo que está no texto com outras palavras. É o mais conhecido “pega – ratão“ das provas.



Q – Questões de alternativas ( de “a” a “e” ): devem ser todas lidas. Nunca se convença de que a resposta é a letra “a” . Duvide e leia até a letra “e”, pois a resposta correta pode estar aqui.



R – Roteiro de Interpretação



Na hora de interpretar um texto, alguns cuidados são necessários:



a) ler atentamente todo o texto, procurando focalizar sua idéia central;

b) interpretar as palavras desconhecidas através do contexto;

c) reconhecer os argumentos que dão sustentação a idéia central;

d) identificar as objeções à idéia central;

e) sublinhar os exemplos que foram empregados como ilustração da idéia central;

f) antes de responder as questões, ler mais de uma vez todo o texto, fazendo o mesmo com as questões e as alternativas;

g) a cada questão, voltar ao texto, não responder “de cabeça”;

h) se preferir, faça anotações à margem ou esquematize o texto;

i) se o enunciado pedir a idéia principal, ou tema, estará situada na introdução, na conclusão, ou no título;

j) se o enunciado pedir a argumentação, esta estará localizada, normalmente, no corpo do texto.



S – Semântica: é a parte da gramática que estuda o significado das palavras. É bom estudar: homônimos e parônimos, denotação e conotação, polissemia, sinônimos e antônimos. Não esqueça que a mudança de um “i “ para “e” pode mudar o significado da palavra e do contexto.

IMINENTE ---> EMINENTE



T – Texto: basicamente, é um conjunto de IDÉIAS (ASSUNTO) ORGANIZADAS(ESTRUTURA).

- INTRODUÇÃO-ARGUMENTAÇÃO-CONCLUSÃO



U – Uma vez, contaram a você que existem a ótica do escritor e a ótica do leitor. É MENTIRA! Você deve responder às questões de acordo com o escritor.



V – Vícios: esses “errinhos” do cotidiano atrapalham muito na interpretação. Não deixe que eles interfiram no seu conhecimento.



X – Xerocar os conteúdos, isto é, decorá-los não é o suficiente: é necessário raciocinar.



Z – Zebra não existe: o que existe é a falta de informação. Portanto, informe-se .



(Autoria de Lúcia Piva)

5 comentários:

  1. Adorei o seu blog, voce está de parabens!!!
    Vai me ajudar bastante em alguns concursos que irei fazer...Obrigada pelas dicas!!!

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  2. Quando acessei o Blog pela primeira vez, procurando alguns textos que me conduzissem de forma amena pelos meandros das "concordâncias", algo que não fosse muito cabalístico, fácil de entender, que me permitisse ir construindo uma base sólida, dei de cara, logo na primeira linha da pesquisa do Google, com o título: "Nívea Borges: Concordância Nominal EXERCÍCIOS". Falei comigo mesmo - oba, as mulheres costumam ter muita sensibilidade, acho que isso aqui vai me ajudar muito.

    Fiquei decepcionado logo de cara com a simplicidade do blog, pelo seu design simplório, despojado, canhestro. Só não desisti de explorar o conteúdo de imediato, me perdoe a sinceridade, por causa da bela estampa morena no canto superior direito da página.

    Dei uma passeada pelos exercícios, embalado pelo som da relaxante canção "The Closest Thing to Crazy" da Katie Melue. Minha combalida e cansada mente foi se animando ao ver o gabarito das questões e os esclarecedores e maravilhosos comentários no final da lista dos exercícios.

    Dei um longo suspiro! A música que ia pelo meio da exibição acabou de me animar por completo. Gosto de estudar ouvindo boa música. Minha produção é boa.

    Fiz os exercícios apoiado por um texto teórico muito bom, ameno, preciso e adequadamente conciso para um estudante ansioso e medíocre no domínio da língua portuguesa como eu, de autoria da Profª Célia Trindade de Araújo e Silva, que baixei do Slideshare. O resultado me animou muito.

    A ideia inicial de que estava diante de mais um “bloguinho” foi diluindo-se. Em seguida dei de cara com o texto da Clarice Lispector “Porque eu me imaginava mais forte...”, que me deixou completamente extasiado. Aquele texto tem algo de metafísico, hipnotizante. É incrivelmente belo!

    Agora dou de cara com esse incrível material da Profª Lúcia Piva, sobre interpretação de textos, uma das minhas maiores dificuldades. O material, embora simples na forma, é muito rico em conteúdo e maravilhosamente sucinto, nos livrando do enfado da leitura de textos volumosos.

    De cara, com a leitura atenta do seu “Dicionário de interpretação de textos” removi um dos grandes obstáculos que sempre me deparei ao interpretar textos, compreendendo que o contexto geral pode responder a uma questão que te deixa paralisado em um determinado parágrafo, sem solução a vista.

    Vou continuar explorando com muito carinho o “Bloguinho”, com “B” maiúsculo, claro!

    À medida que vou descobrindo e aprendendo, sozinho, sem terrorismo, sem enfado, coisas que os meus mestres não conseguiram colocar na minha cabeça em mais de trinta anos “polindo” carteiras de escola, me vem a lembrança do juízo inicial que havia feito do Blog, fazendo-me recordar um pensamento do escritor Antoine de Saint-Exupéry, nos convidando a aprender a “olhar para além das aparências”, quando nos ensina: - “(...) o essencial é invisível aos olhos”, no livro "O Pequeno Princípe". Precisei querer olhar para além das aparências para poder descobrir o precioso tesouro que vossas mãos generosas estão depositando aqui.

    Por favor, transmita à professora Lúcia Piva o meu imenso reconhecimento e a minha sempre crescente admiração pelo trabalho de todos os colaboradores do Blog.

    Recebam todos, o meu fraternal e afetuoso abraço.

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  3. Adoreeei, estou realmente precisando, ler mas , e saber interpretar um texto , Valeu!

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  4. Muito bom, saber esses detalhes que fazem uma grande diferença , estou realmente precisando de uma ajuda em interpretar um texto. Obrigada !

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  5. adorei suas dicas, mto show

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