quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Leia ou cante a canção de Cazuza a seguir. Ela foi o tema de abertura de uma telenovela brasileira de muito sucesso : VALE TUDO. O enredo tratava da falta de escrúpulos e de ética nas relações profissionais e humanas entre as classes dominantes e dominadas do país.Uma das preocupações do autor da novela era expor a impunidade que tomava conta das instituições do país, inclusive aquelas que deveriam ser responsáveis pela justiça e pelo cuidado para com o direito dos outros. A denúncia aparece se o espírito crítico do observador estiver atento , e se houver por parte dele a vontade de mudar, de conquistar o bom e o desejável.

Não me convidaram / Pra esta festa pobre / Que os homens armaram / Pra me convencerA pagar sem ver / Toda essa droga / Que já vem malhada / Antes de eu nascer...
Não me ofereceram / Nem um cigarro / Fiquei na porta /Estacionando os carros
Não me elegeram /Chefe de nada /O meu cartão de crédito / É uma navalha...

Brasil! /Mostra tua cara / Quero ver quem paga / Pra gente ficar assimBrasil!/Qual é o teu negócio? / O nome do teu sócio? /Confia em mim...

Não me convidaram /Pra essa festa pobre /Que os homens armaram / Pra me convencerA pagar sem ver /Toda essa droga /Que já vem malhada /Antes de eu nascer...
Não me sortearam /A garota do Fantástico /Não me subornaram /Será que é o meu fim?Ver TV a cores /Na taba de um índio /Programada Prá só dizer "sim, sim"

Brasil! /Mostra tua cara / Quero ver quem paga / Pra gente ficar assimBrasil!/Qual é o teu negócio? / O nome do teu sócio? /Confia em mim...


Grande pátria /Desimportante /Em nenhum instante /Eu vou te trairNão, não vou te trair...
Brasil! /Mostra tua cara / Quero ver quem paga / Pra gente ficar assimBrasil!/Qual é o teu negócio? / O nome do teu sócio? /Confia em mim...

1- Qual o trecho da música que mais chamou sua atenção? Por quê?
2- Que sentimentos são expressos na canção? Explique com suas palavras as razões apresentadas para a expressão desses sentimentos.
3- Se você fosse fazer alguma denúncia hoje, sobre o que falaria?
4- Você sabe a quem deve se dirigir para denunciar os problemas sociais, como violência, roubo, injustiças?
5- Você acha que o cidadão comum deveria fazer denúncia das irregularidades, dos atos de violência? Você acha que essa situação ajudaria a mudar a realidade para melhor?
6- Você considera uma tarefa fácil fazer essas denúncias? Por quê?
7- Conte algum caso de que se lembra no qual a crítica de um cidadão resultou na resolução de algum problema que afetava a comunidade.



SEM GABARITO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário