quarta-feira, 13 de maio de 2009

Concordância Nominal EXERCÍCIOS

EXERCÍCIOS
1) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.
a) livro e revista velhos
b) aliança e anel bonito
c) rio e floresta antiga
d) homem, mulher e criança distraídas

2) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal.
a) Falou bastantes verdades.
b) Já estou quites com o colégio.
c) Nós continuávamos alerta.
d) Haverá menos dificuldades na prova.

3) Há erro de concordância nominal na frase:
a) Nenhuns motivos me fariam ir.
b) Estavam bastante fracos.
c) - Muito obrigada, disse a mulher.
d) Foi um crime de lesa-cristianismo.

4) Está correta quanto à concordância nominal a frase:
a) Levou camisa, calça e bermuda velhos.
b) As crianças mesmo consertariam tudo.
c) Trabalhava esperançoso a moça e o rapaz.
d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.

5) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em:
a) Anexas seguirão as fotocópias.
b) Em anexo estou mandando dois documentos.
c) Estão anexos a certidão e o requerimento.
d) Anexo seguiu uma foto.

6) Há erro de concordância nominal na seguinte frase:
a) Vós próprios podereis conferir.
b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis.
c) Anexa ao requerimento,está  a documentação solicitada.
d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória.

7) Assinale o erro de concordância nominal.
a) Maçã é ótimo para isso.
b) É necessário atenção.
c) Não será permitida interferência de ninguém.
d) Música é sempre bom.

8) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal.
a) O artista andava por longes terras.
b) Realizava uma tarefa monstro.
c) Os garotos eram tal qual o avô.
d) Aquela é a todo-poderosa.

9) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada
na lacuna?
a) Estudei música e literatura............................ ( francesa / francesas )
b) Histórias quanto.............................. tristes. ( possível / possíveis )
c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais )
d) Só respondia com .......................palavras. ( meio / meias )

10) Marque o erro de concordância.
a) Os alunos ficaram sós na sala.
b) Já era meio-dia e meio.
c) Os alunos ficaram só na sala.
d) Márcia está meio vermelha.

11) Assinale a opção em que o nome da cor apresenta erro de concordância.
a) Tem duas blusas verde-musgos.
b) Usava sapatos creme.
c) Comprou faixas verde-azuladas.
d) Trouxe gravatas azul-celeste.

12) Aponte o erro de concordância.
a) Vi homem e mulher animados.
b) Era uma pseuda-esfera.
c) Encontramos rio e lagoa suja.
d) Regina ficou a sós.

13) Marque a frase com palavra mal flexionada.
a) Comprou camisas vermelho-sangue.
b) Assuntos nenhum lhe agravavam.
c) Não há quaisquer perspectivas.
d) Elas não se abrem por si sós.

14) (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma
culta é:
a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.
b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.
c) O poeta considera ingratos a terra e o filho.
d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.
e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.

15) (T.A.CÍVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria
mesmo era escrever em português."
Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordância
nominal é:
a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.
b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.
c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre o
assunto.
d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre o
assunto.
e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o
assunto.

16) (TFC) Assinale a opção em que não há erro.
a) Seguem anexo os formulários pedidos.
b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.
c) Estas questões são bastantes difíceis.
d) Eu lhes peço que as deixem sós.
e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a
largada.



GABARITO

1- d distraída/ distraídos
2- B quite
3- D Leso deve concordar com o substantivo a que aparece ligado no nome composto.
4- A-
5- D Anexo deixou de concordar com foto.
6- B A palavra possível concorda com o artigo AS.
7- C Não será permitido.
8- C Os garotos eram tais qual o avô.
9- D - meias palavras
10- B Meio dia e meia
11- A Verde - musgo
12- Pseudo -esfera
13- B Nenhuns
14 - D
15 - E Quero tornar claro...
16- D
Na letra a, o adjetivo anexo deve concordar com formulários: anexos. Na b, o
adjetivo caro deve concordar com camisa: ela está muito cara. Na c, a palavra bastante
é um advérbio de intensidade, pois se liga ao adjetivo; não pode ir ao plural. O gabarito
é a letra d, porque sós é adjetivo, equivalendo a sozinhas. Na letra e, o adjetivo pronto
tem de concordar com o substantivo preparativos. Corrija-se: "Estando prontos os
preparativos..."

94 comentários:

  1. E QUAL GABARITO DESSES EXERCÍCIOS? PODERIAS POSTÁ-LO, POR FAVOR? ESTOU ESTUDANDO E QUERIA SABER COMO FUI... ABS

    ResponderExcluir
  2. QUAL GABARITO DESSAS QUESTÕES, POR FAVOR??

    ResponderExcluir
  3. GOSTAMOS DAS QUESTÕES

    ResponderExcluir
  4. gostamos das questoes. pricipalmente para estuda para o vestibular 2009 ...

    ResponderExcluir
  5. Adjackson e Dogivânia, gostamos muito das quetões porque perdemos uma aula de Josefa Santos. obg!

    ResponderExcluir
  6. ..Gostaamos bastaantee das queestÕes,pois nos ajudaram a esclarecer algumas coisas que não estavamos entendeendo beeem; Foiee maarrra!

    ResponderExcluir
  7. Adjackson e Dogivânia, gostamos muito de resolver essas questões pois realssou nossos conhecimentos sobre concordância nominal.

    ResponderExcluir
  8. bom exercício!!!!!! Gostei!!!!!

    ResponderExcluir
  9. gostei muito ew me ajudou muito é bom saber q existem ainda pessoas afim de ajudar umas as outras obrigado
    by:Jheeu

    ResponderExcluir
  10. goste dos exercícios..**

    ResponderExcluir
  11. questõess massssaasssss, sou q tou meio em duvida em algumass

    ResponderExcluir
  12. adorei é muito prático para tirar dúvidas sobre as regras de concordancia.

    ResponderExcluir
  13. Que legal!
    Com essas atividades posso montar até uma apostila de atividades para meus alunos.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu blog!! Os exercícios ajudaram-me muito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. amei as questoes.foram bem elaboradas

    ResponderExcluir
  16. gostei muito do seu blog.tirei algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
  17. Puxa ainda tenho muitas dúvidas

    ResponderExcluir
  18. gostei, mas queria saber as repostas desse exercicios concordancia nominal

    ResponderExcluir
  19. Me ajudou muito a estudar para a prova :D

    ResponderExcluir
  20. ajudou-me com clareza e coesão, obrigado!

    ResponderExcluir
  21. hoje trabalhei tanto que estava meio sem tempo e essa atividade me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  22. •••W•••6 de junho de 2010 às 15:45

    Amei a atividadeee
    ♥♥♥♥♥♥ 

    ResponderExcluir
  23. •••W•••6 de junho de 2010 às 15:52

    Amei o jogo da reforma ortografica
    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  24. foi muito ruim não AJUDO EM NADA

    ResponderExcluir
  25. Gosteii muiito! Muito bom ;D

    ResponderExcluir
  26. Muito Bom os exercícios. Tenho uma prova amanha e me ajudou bastnate saber onde tenho dificuldades e o que já aprendir. Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Muiito boom esse exercicio miim ajudoou bastante , :*

    ResponderExcluir
  28. Muito bom, minha professora de português deu pra gente de exercicio e ainda mandou justificar a concordância nominal de cada uma das frases.

    ResponderExcluir
  29. Muito obg, me ajudou mto a estudar p/ prova... E olha q eu estou na 7ª série hein
    Vlw ♥

    ResponderExcluir
  30. Obrigado, estava estudando para uma prova e isso me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pelas quastões. São ótimas.

    ResponderExcluir
  32. Valeu pela ajuda com os exercícios!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Excelente exercício,
    excelente iniciativa.
    =D

    ResponderExcluir
  34. Me ajudou muito mesmooo !! tenho uma avaliação de língua portuguesa hoje ... Obrigado !!

    ResponderExcluir
  35. Nossa eu axo que vai me ajudar mesmo na prova de lingua portuguesa brigado!

    ResponderExcluir
  36. Essa postagem me ajudou a estudar para uma prova da matéria de Português (da 8ª série).

    Muito bom esse site, achei muito útil.

    ResponderExcluir
  37. fiz apenas da 1ª á 10ª questão tirando nota 6.

    ResponderExcluir
  38. 1- d
    2- B
    3- D
    4- c
    5- D
    6- B
    7- C
    8- C
    9- D
    10- B
    11- A
    12- B
    13- B
    14 - D
    15 - E
    16- D

    ResponderExcluir
  39. Muito obragada pelas questoes ! me ajudou muitissimo *--*

    ResponderExcluir
  40. AS DUAS SÃO SHOW DE BOLA - (AS QUESTOES E A PROFESSORA = GATA)

    ResponderExcluir
  41. Nívea, também sou professora de Língua Portuguesa e estava precisando de 20 questões sobre concordância nominal. As sua foram muito boas. Parabéns e obrigada!


    Pollyanna - Recife.

    ResponderExcluir
  42. Não acertei quase nadaa mais foi boaaa vlw!

    ResponderExcluir
  43. muito massa esse exercicio tentei fazer e me ajudou para mim fazer o simulado que teve na minha escola tirei 10 valendo 14.muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  44. Muito bom, certamente ajudou muito! Obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Muito boa essas questões me ajudaram bastante, só não entendi a resposta da cinco, pois anexo concorda sim com foto. beijos

    ResponderExcluir
  46. Otimo ;* Goostei Meesmo *.*

    ResponderExcluir
  47. obridado, professora, pelas questões sobre concordância.Espero que continue com esse blog, pois está ajudando muitas pessoas, sucessos.

    ResponderExcluir
  48. muito bom parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  49. po nao acredito acertei mas ou menos 10 questoes to mau mesmo mais brigada essa surra valeu a pena

    ResponderExcluir
  50. Adorei o exercício, sou professora de Língua Portuguesa,essas questões foram muito últil para mim.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. muuitooo boom, me ajudou muito, nos meus axericico...!!!
    muitooo obrigadoo. :**

    ResponderExcluir
  52. MUITO BOM ,ME AJUDOU A ESTUDA PARA A PROVA .VALEL

    ResponderExcluir
  53. adorei , muito obrigado mim ajudou muito, minha professora fez essa atividade copiei a resposta por aqui ! kkkkk; mais eu estudei !

    ResponderExcluir
  54. Gostei muito.Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. O gabarito tem respostas erradas bem ruim

    ResponderExcluir
  56. eu gostei muito pq conseguir aprender muitas coisas!!!!!

    ResponderExcluir
  57. Muito bom! Com o gabarito e os comentários ao final dos exercícios tirei muitas dúvidas. As questões são bem equilibradas e oferecem uma boa cobertura sobre o assunto. O conteúdo do blog está me ajudando muito.

    Um postulado espiritual do Oriente ensina-nos: "Quem faz doações generosas recebe retornos generosos". É a ação da maravilhosa Lei Espiritual do "Dar e Receber".

    Muito obrigado professora Nívea, disponibilizando o vosso precioso tempo para nos prestar tão valioso serviço.

    Toda a felicidade e paz do universo, invoco ao nosso Criador para ti.

    Em Paz Profunda.

    ResponderExcluir
  58. Ótimo exercicio professora!!!

    ResponderExcluir
  59. excelente os exercícios, assim pude fixar o assunto, dando continuidade em meus estudos.

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  60. Esta postagem está excelente. Aprendi, e posso fazer minha prova sem medo nenhum.
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  61. Gostei, questões muito boas.

    ResponderExcluir
  62. Respostas
    1. Pra quem escreve dificio, realmente deve ser bem difícil...

      Excluir
  63. Gostei muito do teste...Acertei quase todas....

    ResponderExcluir
  64. boas questões gostei muito

    ResponderExcluir
  65. Valeuu mesmoo!! Muito bomm!!

    ResponderExcluir
  66. errei tudo porra affz trem dificiul mano :/

    ResponderExcluir
  67. ótimassss,errei somente 5, depois de estudar srrsrs por aulas videos obs;questão 6 letra B, onde está o aritgo AS???? valeu!!!!

    ResponderExcluir
  68. adorei o exercício! eu primeiro estudei sobre concordância nominal e depois fiz os exercícios, assim pude avaliar meu entendimento sobre o assunto. Obrigada, espero que poste outros exercicios sobre outros temas em português.

    ResponderExcluir
  69. excelente, errei umas 3 por desatenção e 5 não sabia mesmo..

    ResponderExcluir
  70. obrigado por postar estes execicios , foi ótimo

    ResponderExcluir
  71. Muito obrigado querida colega por esse suporte. Para mim tem sido de grande valia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  72. Parabéns pelo blog.
    gostei dos exercícios..
    fica uma dica :
    faça uma postagem tira duvida, assim todos poderão tirar as duvidas por meio de comentarios.

    ResponderExcluir
  73. GOSTEI MUITO DOS EXERCÍCIOS,AJUDARAM BASTANTE...=D

    ResponderExcluir
  74. Gostei muito dos exercícios!!!!
    Obrigado!

    ResponderExcluir